data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: arquivo pessoal
Registro de 1955 durante sessão de cinema itinerante
O Círculo Operário de Santa Maria completa 100 anos de atividades em 2020. A primeira entidade do Rio Grande do Sul foi criada com o objetivo de desenvolver atividades sociais, como inclusão produtiva com a realização de cursos livres profissionalizantes.
De acordo com o atual presidente, Jairo Rodrigues Peixoto, todo o trabalho desenvolvido na entidade - sem fins lucrativos - é voluntário, com o propósito de realizar um aperfeiçoamento contínuo, profissional, social e cultural para contribuir na construção de políticas para a comunidade e município.
Nesses 100 anos, o Círculo Operário sempre esteve ativo. Em 2012, a entidade que já era localizada na Rua Silva Jardim, ganhou uma nova sede, mais moderna e com acessibilidade no mesmo modelo.
MEC vai oferecer 140 mil vagas remanescentes do Prouni e Fies
Conforme Peixoto, a entidade faz parte da história de Santa Maria:
- Foi muito importante na construção cultural da cidade, através do cinema itinerante, que acontecia periodicamente na sede e era oferecido de forma gratuita, como por meio do curso de datilografia, que era muito procurado por ser requisito para vagas de emprego dos anos de 1930 aos anos 1970.
- Para oportunizar a melhoria na autoestima da pessoas, o Círculo realiza trabalho social de corte de cabelo nas escolas, atendendo alunos e familiares - conta o presidente.
Além dos cursos profissionalizantes, a entidade disponibiliza atendimento gratuito como corte de cabelo, manicure, tintura e escova, atividade voltada para pessoas em situação de vulnerabilidade que é desenvolvida pelos alunos dos cursos.
data-filename="retriever" style="width: 50%; float: right;">
Segundo a vice-presidente do Círculo Operário, Rosane Maria Claros, devido a pandemia da Covid-19, as festividades referentes ao centenário foram suspensas, assim como a realização de novos cursos:
- Em função dos protocolos de segurança, nós não iniciamos novas turmas. Mas, as inscrições estão abertas para que assim que o retorno for autorizado possamos começar.
Bancários de Santa Maria e Região aprovam indicativo de greve, mas serviços seguem funcionando
O presidente explica que a entidade continua sendo essencial para a população santa-mariense e também da região:
- Além de atuarmos na formação e inclusão produtiva de pessoas que buscam melhorias na renda familiar, buscamos contribuir com a autoestima das pessoas.
HISTÓRIA
Criado durante o congresso realizado na Festa do Jubileu Sacerdotal de Dom Miguel de Lima Valverde, em primeiro de agosto de 1920, o Círculo Operário de Santa Maria teve como primeiro presidente Artur Carlos Megener. Sete meses mais tarde, em 19 de março de 1921, o Círculo teve seu estatuto aprovado por Dom Miguel. Desta forma, por iniciativa do Padre Caetano Pagliuca, nasceu o primeiro Círculo Operário do Estado.
UTI Pediátrica do Husm está com internações suspensas devido a surto de Covid-19
Como principais atividades, a entidade tinha os cursos profissionalizantes de datilografia e modista. Atualmente, conta com oito cursos.
SERVIÇO
O Círculo Operário de Santa Maria está trabalhando com agendamentos referente aos serviços gratuitos e também recebe doações de roupas e alimentos para a confecção de cestas básicas e o abastecimento do guarda-roupa solidário:
- Local: Rua Silva Jardim, 2.141
- Plantão: terças e quintas das 14h às 17 e das 19h às 21h30min
- Telefone: (55) 99621-2946
CURSOS PROFISSIONALIZANTES
- Cabeleireiro
- Micro pigmentação
- Maquiagem
- Depilação
- Design de sobrancelha
- Alongamento de cílios
- Manicure
- Corte e costura